No passado dia 22 de Junho de 2013, os atletas Tiago Leal, Inês Pinto, Lena Coradinho, Domingos Martins e Daniel Reto representaram a Associação Académica da Universidade de Évora em mais um Campeonato Nacional Universitário. Também Manuel Horta, esteve presente no Campeonato Nacional Universitário, a representar a universidade que frequenta - a Universidade de Lisboa.

 Pelo terceiro ano consecutivo, o Campeonato Nacional Universitário foi organizado pelo Clube de Orientação do Centro e pelo Regimento de Artilharia 4, contando ainda assim com a inovação de ser constituído por duas etapas, uma delas realizada pela manhã no desafiante mapa de Pedreanes (Marinha Grande) e a outra realizada ao fim da tarde no mapa urbano de Leiria. 

Destaca-se ainda que, ambas as etapas fizeram parte do 15º Grande Prémio de Orientação do RA4 e a etapa da tarde era também uma prova pertencente ao Circuito Nacional Urbano, pelo que outros 2 atletas do Gafanhori participaram no evento. 

Salienta-se que a partida de ambas as etapas foi realizada sob a forma de partida em massa e com o sistema de loops, revelando-se ambas bastante desafiantes, quer a nível físico, quer a nível técnico. Da parte da manhã, a distância, o desnível, o traçado dos percursos, bem como a leitura das curvas de nível na escala 1:15000 foram um desafio a ultrapassar pela maior parte dos atletas. Enquanto na parte da tarde, a ida ao castelo de Leiria, tornou o percurso muito mais interessante do ponto de vista técnico, revelando-se um verdadeiro quebra-cabeças.

Entre ambas as etapas houve ainda tempo para realizar uma refeição oferecida pelo Regimento de Artilharia 4, bem como para descansar, ainda assim o cansaço acumulado na etapa da manhã fez-se sentir à tarde.

No que diz respeito a resultados, destaca-se o 2º lugar obtido por Inês Pinto e o 3º lugar alcançado por Helena Coradinho no Campeonato Nacional Universitário em representação da AAUE. Além do 2º lugar alcançado por Manuel Horta em representação da Universidade Nova.

Destaque ainda para o facto de os atletas do Gafanhori que representaram a Associação Académica da Universidade de Évora, terem contribuído para que esta viesse a ganhar o título colectivo.